13 de Mar de 2019

Canon lança material para diagnosticar daltonismo de forma lúdica

Canon lança material para diagnosticar daltonismo de forma lúdica

ABC para daltônicos foi desenvolvido para pais e professores auxiliarem no diagnóstico junto aos pequenos


A Canon, multinacional de câmeras e impressoras, acaba de lançar uma ferramenta para pais e professores detectarem daltonismo (incapacidade de distinguir cores) nas crianças de forma lúdica, o ABC para daltônicos.

O material é inspirado no Teste de Ishihara — exame de percepção de cores criado em 1917 — e que três diretores de arte da agência Dentsu Brasil redesenharam para os dias atuais.

O resultado foi um livro abecedário com 26 letras composto por imagens divertidas e ao mesmo tempo testa a qualidade da impressora da marca, a Canon Mega Tank. O objetivo é que o distúrbio seja detectado pela própria pessoa o mais cedo possível para a mesma se adaptar e levar uma vida normal.

Canon teste ABC do daltonismo lúdico


Dessa forma, segundo Maristela Stoianov, especialista em visão de cores, na maioria das vezes, a pessoa passa por toda a infância e adolescência sem saber que tem daltonismo, descobrindo apenas na idade adulta. “O diagnóstico precoce ajuda muito na inclusão da criança na escola, em casa etc. As pessoas afetadas pelo daltonismo são capazes de criar um mecanismo de adaptação como qualquer outra que tem uma deficiência. Geralmente, os daltônicos são surpreendentes”, explica.

O grafiteiro Marcio Reis descobriu na escola que tinha distúrbio visual e sofreu bullying dos colegas por não conseguir distinguir as cores. “Eu faço grafitti há 20 anos e a minha história sempre foi de superação. Acho que usei a deficiência como inspiração. Aí tudo mudou”, revela o artista.

Daltonismo

No Brasil, o daltonismo afeta mais de oito milhões de pessoas, sendo que os meninos correspondem a 8% desse total.

Caso a criança apresente dificuldade para distinguir cores básicas recomenda-se entrar em contato com um oftalmologista.


FONTE: Revista Educação

Unidade Goiânia - GO

(62) 3287-5508 / (62) 98604-5508

Rua 1º de março, Nº.222, Qd.2 Lt.13 - Vila Luciana - Goiânia - GO, CEP: 74373-060 Como chegar

Contato rápido

Loading Enviando...
Atendimento Comercial (WhatsApp)