12 de Jun de 2018

“Só temos a ganhar quando conseguimos implementar a robótica na escola.”

“Só temos a ganhar quando conseguimos implementar a robótica na escola.”

As crianças e jovens já nasceram imersos no mundo tecnológico. Repleto de estímulos e dispositivos ao seu redor, “consomem” tecnologia o tempo todo. Num mundo altamente conectado como o nosso, por que não adotar a tecnologia também na aprendizagem?
Muito além de códigos e números, as aulas de programação e robótica ajudam a desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a solução de problemas. Habilidades essenciais para encarar os desafios do século XXI.
Para falar sobre o assunto, conversamos com Graziela Ortega, coordenadora de Tecnologia Educacional da Happy Code, uma escola de programação, desenvolvimento de games, aplicativos para crianças de 6 à 17 anos.

Graziela Ortega acredita que os alunos podem se apropriar da tecnologia e criar soluções para problemas do nosso dia a dia.
Caleidoscópio: Como as novas tecnologias podem contribuir para formar jovens preparados para os desafios do século XXI?
Graziela Ortega: Quando você trabalha com as crianças, você consegue trabalhar com solução de problemas. A criança aprende como mexe em softwares, como eles funcionam e, em seguida, vem a parte do desafio onde ela aprende por tentativa e erro a organizar os códigos de programação. Isso estimula a concentração, a organização, o trabalho colaborativo em equipe e a respeitar opinião dos colegas, além da troca de saberes e criatividade. O professor tem o papel de monitoria, ele deixa que o aluno crie seu próprio caminho e o direciona para um melhor percurso, sem cortar o processo criativo.
C: Quais habilidades que os alunos desenvolvem após aulas de programação e robótica?
GO: As crianças ficam mais à vontade e melhora o relacionamento interpessoal. Aqui, elas trabalham jogos e desenvolvem projetos em equipe o que ajuda no relacionamento com outros alunos. Também há uma melhoria significativa na escrita. Como os alunos tem que escrever jogos e códigos, eles melhoram a escrita e a organização das ideias. Além disso eles também desenvolvem a criatividade, trabalho em equipe, pensamento crítico, solução de problemas e colaboração.
C: Qual a importância do protagonismo para aprendizagem?
GO: É importante a criança entender que ela pode errar e ter dificuldades, mas tem autonomia de buscar conhecimento. Ela é dona das decisões e pode seguir adiante. A criança tem que ter autonomia de entender onde ela precisa melhorar, como controlar os seus estudos e perceber quais são as disciplinas que ela tem mais dificuldade e como pode aprender um pouco mais. Na Happy Code, o aluno é o protagonista do projeto, mas tem um professor sempre auxiliando para ele chega lá.
“É importante a criança entender que ela pode errar e ter dificuldades, mas tem autonomia de buscar conhecimento.”
C: Por que ensinar programação para crianças?
GO: O uso da tecnologia já é um caminho que não tem volta. Estamos rodeados de tecnologia por todos os lados. Aprender a lidar com isso, saber como ela funciona e tirar proveitos é muito importante. Na escola, é importante pois os alunos são multitarefas consomem diferentes mídias, de diferentes fontes. Além disso, a tecnologia ajuda o dia a dia do professor, fora a velocidade com que você encontra informações. É legal tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso e proveitoso.
C: Qual a importância de ensinar robótica na escola?
GO: A robótica é muito importante, mas além dela trabalhar com internet das coisas, prototipagem, o aluno vivencia dentro da sala de aula o que ele aprende nos livros. Projetos fabulosos de automação e robótica são desenvolvidos com a aplicação dos conceitos práticos aprendidos na sala de aula. Só temos a ganhar quando conseguimos implementar a robótica dentro da escola regular.
C: Qual a metodologia de ensino do Happy Code?
GO: O método de ensino é da Happy Code é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Nós utilizamos área da vivência comum para trabalhar com solução de problemas. Consigo trazer para esse aluno a prática para que ela possa trabalhar na escola. É uma aplicação pratica dos conceitos teóricos a partir desses eixos.

A escola Happy Code oferece cursos de modelagem 3D, Internet das Coisas, prototipagem de games e robótica para crianças e adolescentes. (Foto: Divulgação)
Nós trazemos um tema central, não necessariamente relacionado ao universo dos games, aí ela entende a problematização e vai buscar uma solução. Ele aplica o sistema que aprende na escola na prática. Somos uma escola de cursos extracurriculares de programação, design de games, de modelagem, e muitos outros temas. Muito além da programação, trabalhamos com competências digitais.
C: O que são competência digitais?
GO: As crianças e adolescente usam muito tecnologia. Mas, na maioria das vezes, esse uso costuma ser mais de consumo. Aqui, ensinamos como se apropriar dessa tecnologia e produzir coisas novas como modelagem 3D, Internet das Coisas (IoT), prototipagem de games, curso de modelagem e como usar a tecnologia para modelar a aula. É importante se apropriar do que tecnologia pode oferecer e criar soluções para problemas do nosso dia a dia.

FONTE: Futura/ Caleidoscópio

 

Informações de contato

(62) 3287-5508

Rua 1º de março, Nº.222, Qd.2 Lt.13 - Vila Luciana - Goiânia - GO, CEP: 74373-060 Como chegar

Contato rápido

Loading Enviando...