27 de Mar de 2018

Como aprender Matemática sem sofrer

Como aprender Matemática sem sofrer

Clubes de estudantes e competições estão entre as possibilidades para deixar a disciplina mais interessante


Você já deve ter se perguntado por que a Matemática assusta tanto. Por mais frustrante que pareça, esse não é um problema só seu ou de seus amigos. Na verdade, o gargalo no aprendizado da disciplina no Brasil é bem grande. Ao deixar a escola no terceiro ano do Ensino Médio, apenas 7,3% dos estudantes apresentam níveis satisfatórios de aprendizado na matéria, segundo estudo de 2017 do movimento Todos Pela Educação.
Apesar disso, contornar o problema é possível e mais simples do que parece. Para Alessandro Assis, professor no cursinho on-line Kuadro, o primeiro passo é retirar o estigma da Matemática, deixando fórmulas e memorizações de lado.
— Tudo começa pela maneira como a disciplina é ensinada. Enxergamos a Matemática como uma matéria de certo modo errada, com foco em fatos matemáticos e não em conceitos. Se, ao invés disso, compreendermos os contextos, passaremos a gostar da disciplina — explica Alessandro.
Como solução, o professor Ricardo Breda de Paula, fundador do Diferencial Preparatório Enem, aponta o aprofundamento. Para ele, os estudantes estão bem mais interessados em saber de onde vêm as fórmulas e assim entendê-las. A chamada decoreba, segundo Ricardo, não é capaz de despertar interesse nas pessoas.
— O que é a Matemática para um aluno? Papel, quadro e contas mecânicas. Pouco se estimula o porquê da matéria. A base técnica é necessária, claro, mas saber a origem dos assuntos também é. Não pode ser só um ou outro — observa Ricardo — No modelo atual, as facetas mais lúdicas da disciplina são substituídas por pura técnica.
técnica é necessária, claro, mas saber a origem dos assuntos também é. Não pode ser só um ou outro — observa Ricardo — No modelo atual, as facetas mais lúdicas da disciplina são substituídas por pura técnica.

 

FONTE: O Globo

Informações de contato

(62) 3287-5508

Rua 1º de março, Nº.222, Qd.2 Lt.13 - Vila Luciana - Goiânia - GO, CEP: 74373-060 Como chegar

Contato rápido

Loading Enviando...